domingo, 11 de abril de 2010

[Opinião] Livro - O estranho caso do cachorro morto

O personagem central desse livro é Cristopher, um garoto inglês com 15 anos e apaixonado pelos livros de Sherlock Holmes. Um dia Chistopher vê o cachorro de sua vizinha deitado no jardim com um forcado enfiado em seu corpo, isso o intriga e o deixa curisoso sobre o assassino do cachorro. É aí que começa a aventura do personagem, inspirado em seu detetive preferido, ele resolver desvendar esse mistério.
Contudo, Cristopher não é um garoto como a maioria dos garotos de sua idade, ele é portador da Síndrome de Asperger, um dos chamados Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e por isso Cristopher tem uma relação peculiar com o mundo e com as pessoas ao seu redor.
Cristopher precisa de rotinas, escolhe sua comida pela cor e detesta ser tocado. Prefere viver em um mundo onde ele poderia estar sozinho, contudo, a narrativa não é nem um pouco deprimente pelo contrário é tocante e sensível.
Na sua maneira peculiar de existir no mundo, Cristopher ensina muito não só como os portadores da Síndrome de Asperger experienciam o mundo, mas também sobre o mundo e como alguns sentimentos podem nos gerar um pouco de medo (e talvez até vergonha) se serem experienciados.
O livro também encanta pela escrita humana e pelo realismo das situações vividas pelos personagens. Particularmente gosto dos capítulos serem numerados com números primos.
Enfim, é um livro espetacular e certamente está entre os meus preferidos!!!


Ficha técnica do livro:


Título: O estranho caso do cachorro morto

Autor: Mark Haddon

Vencedor do prêmio Whitbread - Livro do ano de 2003


Sinopse pela Livraria Cultura:

Criado entre professores especializados e pais que definitivamente não sabem lidar com suas necessidades especiais, Christopher Boone tem 15 anos e sofre do mal de Asperger's, uma forma de autismo. Adora listas, padrões e verdades absolutas. Odeia amarelo e marrom e, acima de tudo, odeia ser tocado por alguém. Christopher nunca foi muito além de seu próprio mundo, não consegue mentir nem entende metáforas ou piadas. É também incapaz de interpretar a mais simples expressão facial de qualquer pessoa. Um dia, Christopher encontra o cachorro da vizinha morto no jardim, é acusado do assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou Wellington, o cachorro, e escreve um livro, relatando suas investigações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário